Familycast #01 - Bullying: Desigualdade entre iguais


Olá pessoal, no nosso primeiro episódio, Raul "Gash", Pedro Henrique, Luizinho, Anderson, Vinícios e Rafael Souza falam sobre um problema que vem ganhando destaque nos últimos tempos, o Bullying.

Neste episódio: Entenda o que é o Bullying, entenda a Hierarquia do Valentão, ouça músicas que falam sobre Bullying e se emocione com um depoimento real de alguém que sofreu com isso na escola.


  • Músicas deste  episódio e sobre o tema: 

Pearl Jam - Jeremy (Link para o Vídeo) (Link MP3)
Blink 182 - Adam's Song (Link do Vídeo) (Link MP3 Live)
(Música que esqueçemos de citar) KoRn - Thoughtless (Link para o Vídeo) (Link MP3)
(Música que descobrimos depois da gravação) Bullet for My Valentine - Waking the Demon (Link para o Vídeo) (Link MP3)



Tempo de duração: 16 minutos

Nossa página no LastFM: AQUI!


DOWNLOAD

Clique na imagem - Melhor qualidade


PLAYER ONLINE
Primeira opção:
(Recomendado)



Segunda opção:

(Talvez demore um pouquinho antes de começar, é normal =D)

Terceira opção:



História da música Adam's Song


Talvez você nunca ouviu essa musica, ou ouviu e nunca entendeu o verdadeiro significado. A História verdadeira é que um garoto ‘Adam’, não aguentava mais ser humilhado, e sofria Bullying, então tomou uma decisão, queria sair desse mundo, pelo simples motivo de não ter amigos e não fazer a menor diferença. Antes dele morrer, ele escreveu uma carta para os pais dizendo sobre seus colegas que faziam Bullying com ele, então ele diz na carta:

- ”(…)Melinda Tunney e Jessica Silvers, as meninas que riram na minha cara depois que eu pedi para dançarem no baile comigo, me humilharam na frente de todos os outros, e todos começaram a rir da minha cara(…)”
- ”(…)Rebecca Cull e Dietrich Vanessa, me xingavam todos os dias, falando que eu era gordo, feio, e que nunca iria conseguir nada na vida(…).”


- ”(…)Nicole Edwards, ela me cumprimentava todos os dias, mas eu tinha certeza que era por interesses, pois ela precisava de votos, para ser a representante de sala, depois que passou a eleição, ela passou a me humilhar, pegou minhas fotos com a família, e colocou na escola inteira, todos comeram a chamar a minha mãe de gorda, isso foi o cúmulo pra mim(…)”
Adam só tinha uma amiga de verdade, que ele também menciona na carta


“(…)Eu só posso imaginar uma pessoa neste mundo que vai ficar triste com a minha morte. Marty, você foi a unica que me deu presente no meu aniversario, ligou para a ambulância quando eu engoli o frasco de comprimido. Por isso que eu não falei nada pra você que irei me suicidar, eu realmente me preocupo com você, quero que fique tudo bem com você, e que parem de te humilhar no colégio.(…)”


E por ultimo ele menciona em sua carta:


“(…)Adeus para sempre. Eu estou indo para outro lugar. Se a minha vida sempre foi um incomodo para vocês, agora irei facilitar, não estarei no meio de vocês, e espero que sejam felizes, sem a minha presença.(…)”
“Adeus para o Homem e a Mulher [Pais de Adam], que escolheram ter um filho, no resultado deu eu, que vocês cuidaram durante 5 anos.(…)”
“Adeus para os professores que nunca se importaram comigo.(…)”

“Adeus aos meus amigos nerds, geeks e dweebs. Que com certeza vão ser os unícos que irão sentir a minha falta.(…)”

“Adeus a todos os meus colegas que fizeram a minha vida um pesadelo.(…)”

“Adeus para aqueles que nunca se importaram, nunca falaram, provavelmente nunca souberam do meu nome.(…)”
“Adeus para Marty, única amiga verdadeira, que sempre se preocupou comigo.(…)”

“Para todos vocês, Adeus. - Adam Krieger”

Os próprios pais de Adam, enviaram a carta ao Blink, e queria que a carta fosse uma inspiração para uma musica, já que ele nunca foi motivo de importância para ninguém. O Blink-182 fez a musica, porem o final é alterado, falando que Adam sobrevive.

O Diretor Mark Hoppus [diretor da época do Blink-182] pediu para o diretor fazer um vídeo-clip sério, já que a canção se trata de uma história de suicídio.

Greg Barnes, sobrevivente do Massacre de Columbine em 1999 se enforcou um ano mais tarde enquanto ouvia a canção, com isso os integrantes do Blink-182 ficaram mal.

E ainda até os dias de hoje, pessoas fazem Bullying com as outras, sem pensar no quanto elas podem sofrer.

Fonte: ? =D


Sobre a música Jeremy do Pearl Jam 

Esta música é uma das mais famosas do PJ, ganhou vários prêmios na época do lançamento(1991-1992) 
E muitos não sabem como e por que ela foi escrita/baseada 

Então leiam este texto: 

Jeremy foi escrita nos primeiros tempos da banda. Depois do Vedder ler uma notícia no Jornal, resolveu fazer a letra. 

A notícia é a seguinte, traduzida: 

Adolescente de Richardson se suicida em frente aos colegas de classe 
Por Bobbi Miller 

Um colegial de uma escola de Richardson, descrito como um introvertido que estava se entrosando ainda fatalmente se suicidou em frente de seus 30 colegas de classe. 
Segundo a polícia, Jeremy Wade Delle, 16, que havia sido transferido de uma escola de Dallas, morreu na hora após puxar o gatilho de uma Magnun calibre .357 enfiada em sua boca, por volta das 9:45 da manhã. 
Por ter perdido o horário da aula, sua professora de inglês do segundo ano pediu a Jeremy que fosse na secretaria pegar uma autorização de entrada por atraso. Ao invés disso, ele retornou a sala de aula com a arma. 

Ele falou diretamente, na frente da sala: 

¿Professora, eu peguei o que eu realmente queria pegar¿ então colocou o cano da arma na boca e atirou, segundo relatou o sargento Ray Pennington, porta voz da polícia. 
O tiro se deu antes de que estudantes ou da professora Fay Barnett pudessem impedir, disse a porta voz da escola, Susan Dacus-Wilson. 
O ocorrido chocou os alunos e os empregados da escola. 
Brian Jackson, de 16 anos, disse que estava abrindo o seu armário no corredor do lado de fora da sala de Jeremy quando ouviu um barulho ¿que pareceu ser alguém largando um pesado livro sobre a mesa¿. ¿Eu achei que estavam encenando alguma peça pra um trabalho ou coisa parecida. Mas então eu ouvi muitos gritos e uma menina loira saiu da classe chorando desesperada.¿ 
Assustado porém curioso, Brian foi ver dentro da sala o que estava acontecendo quando viu o corpo de Jeremy no chão, sangrando. 

¿A professora estava conta a parede, chorando e tremendo, trêmula.. Algumas pessoas estavam segurando ela, porque ela parecia estar quase desmaiando¿ 
Outro estudante, Howard Perre Felman, do 3o ano, estava numa aula de política quando ouviu o tiro. No começo os colegas fizeram piada do barulho, pensando que era alguém aprontando alguma brincadeira, ele disse. 
Mas então escutamos uma menina gritar correndo pelo corredor. Era um grito de desespero, vindo do coração, emocionado.
O sargento Pennington relatou que Jeremy aparentemente tinha premeditado tudo de alguma porque havia deixado um bilhete suicida com um colega de classe. Os investigadores não quiseram revelar o conteúdo do bilhete. 
O diretor Jerry Bishop disse que Jeremy assistia às aulas esporadicamente, e que tinha se encontrado com o rapaz e seu pai para discutir o problema. 
A polícia disse que Jeremy havia conversado com seu pai, pedindo ajuda, mas não puderam detalhar. 
O sargento disse que a polícia não faz a mínima idéia de como o jovem conseguiu a arma nem do porquê de ter se matado em plena sala de aula lotada. 
Os colegas de Jeremy que presenciaram o suicídio imediatamente se traumatizaram e necessitaram ser recolhidos a uma outra sala para ajuda psicológica. Uma equipe de 30 conselheiros e psicólogos voluntários atendeu os alunos. 
As aulas continuaram durante toodo o dia. Alguns alunos foram autorizados a sair mais cedo mas os psicólogos encorajaram todos a permanecer para poderem dar ajuda psicológica mais profunda. 
Poucos estudantes conheciam Jeremy porque ele freqüentava a escola Bryan Adams em Dallas e tinha entrado na escola a muito pouco tempo, em outubro. Eles o descreveram como uma pessoa muito introvertida. 

¿Ele era muito quieto, e agia estranho algumas vezes, agia como se tivesse uma tristeza muito grande¿ disse Koury Kashiem, 15 anos. 
 Lisa Moore, de 16 anos disse que ela conhecia o Jeremy de um programa de suspensão interna da escola. ¿

Nós trocávamos bilhetes e ele falava de sua vida, etc, ela disse. Ela relatou também que Jeremy quis discutir sobre seu namorado, tinha problemas com um dos seus professores. Ele assinava todos os bilhetes com Escreve de volta. E na segunda feira ele escreveu Adeus. 
Eu não sabia o que fazer, mas eu nunca pensei que ele faria isso.¿ 
Entretanto, Sean Forrester, 17 anos, lembra Jeremy como um rapaz amigável sem sinal de distúrbios psicológicos. 

¿Nunca pareceu que havia algo de errado com ele.. Ele sempre fazia piada de tudo,¿ disse Sean. 
Jeremy era filho de Joseph R. Delle de Richardson, com quem ele vivia, e de Wana Crane. O casal se divorciou em 1979, de acordo com a corte do distrito de Dallas. 
Sr. Delle não pode ser achado. A Sra. Crane por outro lado, através de um porta voz, não quis comentar. 
O suicidio de terça feira foi o primeiro em uma escola de Richardson. Foi o primeiro de um estudante de Richardson desde 1988, quando os suicídios de alunos começaram a aparecer, o que criou o programa de intervenção de crise psicologia em maio daquele ano. 
Três estudantes de Richardson se suicidaram na primeira metade de 1998. Incluindo um estudante do 6º ano e dois do 2º ano todos da escola J.J. Pearce. Um outro se enforcou numa arvore da escola elementar Mohawk num fim de semana. 
Em 1985, um adolescente de 17 anos de Arlington se suicidou com um tiro em frente de seus colegas na aula de teatro na escola de Arlington. 
Ainda antes, inaugurando os suicidios de adolescentes, em Plano, 8 se suicidaram em 1983 e 1984, dando atenção nacional ao problema dos suicídios de adolescentes. 
Estudantes e conselheiros admitem que o choque causado pela morte de Jeremy, principalmente aos que presenciaram o ocorrido, irá demorar a passar. 

¿Eles irão ter que enfrentar muita tristeza, ansiedade e medo¿ disse Sheryl Pender, uma conselheira do hospital Willow Park em Plano e ex-diretora do centro de crises e suicídio de Dallas. 

O próprio Vedder falou sobre a música em uma entrevista: 


¿A música veio de uma pequena manchete num jornal, por isso eu acho que: você se mata e faz o maior sacrifício que poderia fazer, sacrificando sua própria vida e seu futuro tentando assim se vingar de tudo, da própria vida, de todos... Mas tudo que se pode conseguir fazendo isso é virar uma manchete de jornal, como aconteceu com Jeremy. Sixty-three degrees and cloudy in a suburban neighborhood. ( 15 graus e tempo nublado em uma vizinhança suburbana ) Esse é o começo do clipe de Jeremy e é a mesma coisa que aparece no fim do clipe.. ele se matou e nada mudou, nada muda.. O mundo continua e você se foi. A melhor vingança é viver, e provar a você mesmo que você é capaz. Seja mais forte que essas pessoas (que se suicidaram). Então você pode dar as costas e ver como o mundo mudou.¿ 

O clipe original foi editado. A cena final antes de aparecer os colegas do Jeremy paralisados, a cena mostrava Jeremy colocando a arma na boca e apertando o gatilho. Na hora do tiro a cena muda para os colegas, com aquela cara de horror e medo, ensanguentados com o sangue do Jeremy. 

Pra mim a música é bem explicativa, talvez muita gente que não curte tanto PJ pensa que Jeremy mata seus colegas de classe, por causa do clipe. Uma pena porque perde todo o sentido da mensagem que a banda quis passar: O mais importante é viver. Problemas familiares, financeiros, de relacionamento, traumas, dificuldades sempre vão existir no mundo em que vivemos e cada vez mais serão maiores e mais complicados pelo rumo que a vida moderna está tomando. Cabe a nós mudar o mundo, não deixá-lo. Não morrer; nem cometendo suicidio e nem vivendo às cegas, sem questionar o porquê das coisas, sem mudar o que está errado. Cabe a todos mudar o mundo e tornar a vida mais digna, para que todos possam mudar suas vidas pra felicidade. Eu tenho certeza que se alguem tivesse se preocupado com o Jeremy, se seu pai ou as pessoas que tinham contato com ele e viam sua tristeza tivessem ajudado, apoiado e mostrado que viver é a melhor vingança, ele não teria morrido. Viver é a melhor vingança. 


Fonte: Jathacs

1 comentários:

  1. Gisele Nanini disse...:

    Olá FamilyCast!

    Eu sou a profa. Gisele e trabalho na Diretoria de Ensino de Mauá. Ouvi o podcast de vocês sobre o Bullying e amei, vocês falam de um tema super triste numa linguagem muito legal, mandam seu recado com coragem e inteligência, parabéns!!!
    Espero ouvir muito mais do trabalho de vocês por aqui, certo?
    Um grande abraço!

 
Familycast - Mais que amigos, uma família! © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour